Você sabe qual é a diferença entre nome Empresarial e registro de marca? Se você está começando a pensar na identidade de sua empresa, com toda a certeza é importante entender esses dois conceitos.
À primeira vista, os termos podem parecer a mesma coisa, mas não é bem assim! E é importante saber o que significa cada um deles antes de pensar nos nomes que irá associar ao seu negócio.
Este artigo irá tratar justamente sobre isso! Fique atento e confira qual é a diferença entre os termos.
Primeiramente, vamos entender o que é nome Empresarial: é a razão social registrada na Junta Comercial. Ou seja, é o nome atrelado ao CNPJ que institui a operação legal da empresa.
Será este nome usado nas contas bancárias, formulários fiscais e outros documentos.
Então, de modo geral, é o nome legal do seu empreendimento. No caso de quem opera como empresa individual, será o próprio nome completo.
Para entender melhor o que difere os dois termos, vamos falar um pouco sobre o registro de marca.
Do ponto de vista jurídico, o registro de marca e o nome Empresarial são diferentes. E caso você não entenda muito bem a diferença entre eles isso pode até mesmo ser perigoso para o seu negócio.
Além do mais, entender melhor sobre o assunto fará com que o Registro de Marca no órgão competente (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI) seja facilitado.
Mas, no final das contas, o que é marca? Marca é o nome utilizado para reconhecer algo que a empresa oferece.
Para você entender melhor, vamos usar a grande Apple como exemplo. O iPhone e o Mac Book, por exemplo, são marcas da Apple.
As marcas são associadas a um logotipo e uma identidade visual muito forte para que os clientes consigam reconhecer logo de cara (isso ajuda muito na questão de se posicionar no mercado).
Marca é algo bem visual e pode ser usado de uma maneira atrativa, sendo diferente de nome Empresarial, que é algo com capacidades jurídicas e administrativas.
Sim, você pode utilizar o mesmo nome para ambas as coisas. É interessante avaliar se a razão social “combina” com um nome de marca.
Lembrando que a marca será usada muito como marketing, então é preciso pensar nas estratégias desde cedo! Isso irá ajudar o seu negócio a ficar famoso e o público irá reconhecê-lo com maior facilidade.
Tudo deve ser muito bem pensado quando estamos falando de identidade de marcas (logo, slogan, cores, fonte da letra e assim por diante). Demande uma energia para fazer um projeto bem bacana.
Você não pode simplesmente denominar a sua marca por si só. É preciso realizar todo um processo para que, de fato, você tenha uma marca associada à sua empresa.
Para isso é necessário realizar o registro junto ao órgão competente e, claro, não pode haver nenhuma outra marca com o mesmo nome no mesmo segmento.
O processo em si não é extremamente burocrático, mas demanda certo conhecimento para assegurar que o pedido será bem instruído e, assim, aprovado o mais rápido possível.
Quanto mais você demorar a fazer o registro, maiores serão as chances de o nome desejado estar sendo usado por outra empresa.
Agora que você já sabe a diferença entre nome Empresarial e registro de marca, comece a pensar em registrar a sua marca. Precisa de ajuda? Conte com a equipe da Agora Marcas.
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